banner

IX COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE: SECÇÃO BRASILEIRA



Baixe o modelo de  slides para apresentação de trabalhos no IX Colóquio Nacional da Afirse - Brasil:
CLIQUE AQUI PARA DOWLOAD



Clique nos links abaixo e tenha acesso a Programação do evento:
PROGRAMAÇÃO GERAL
ATELIÊS
SESSÕES COORDENADAS
SIMPÓSIOS
MESAS REDONDAS



A coordenação da Afirse Brasil informa que as inscrições com submissão de trabalhos foram prorrogadas para até o dia 05-11-17.



ASSOCIAÇÃO FRANCOFONE INTERNACIONAL DE PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO – AFIRSE/SECÇÃO BRASILEIRA

20 ANOS INTERNACIONALIZANDO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO

IX COLÓQUIO NACIONAL

TEMA: AFIRSE - 20 ANOS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS

LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – MANAUS – AM - BRASIL

PERÍODO: DE 21 A 24 DE NOVEMBRO DE 2017

Atividades

Os trabalhos serão desenvolvidos na modalidade de Conferências, Simpósios, Mesas Redondas, Sessões Coordenadas e Ateliês com ênfase em reflexões, debates e no compartilhar de resultados de investigações na área da educação.

Os sete eixos temáticos subordinados à pesquisa e à produção do conhecimento são referentes à:

·         Eixo temático 1 - Formação profissional: políticas e práticas;

·         Eixo temático 2 - Educação Inclusiva e diversidades: avanços e desafios

·         Eixo temático 3 - Educação e Tecnologia da Informação e da Comunicação: desafios para as práticas educativas;

·         Eixo temático 4 - Práticas Pedagógicas: abordagens críticas;

·         Eixo temático 5 - Currículo e Gestão da Educação: desafios contemporâneos;

·         Eixo temático 6 - Educação Superior: desafios para o ensino crítico

·         Eixo temático 7 - Identidades, educação e os desafios amazônicos

 

Definição das modalidades

ConferênciaPreleção de caráter científico sobre o tema do Evento para um público com interesses comuns.

Simpósio - Reunião para discutir questões acerca de determinado tema, relevantes para uma área específica do conhecimento. Os simpósios serão propostos e coordenados por Instituições e Associações afins. Os temas serão vinculados ao tema geral do Evento. Cada Simpósio é constituído por um coordenador que deverá propor o tema, analisar e selecionar, no máximo, 15 comunicações.

Mesas Redondas – Fórum para diálogo entre especialistas com interesses semelhantes por uma determinada temática. Os temas das Mesas Redondas são propostos pelos organizadores do Evento e tratarão de subtemas vinculados à temática geral do Colóquio.  Serão constituídas por três ou quatro pesquisadores convidados pelos organizadores.

Sessões CoordenadasLócus para o debate e partilhamento dos resultados de pesquisa que se relacionam ou se complementam em torno dos eixos temáticos do evento, desenvolvidos por grupos ou pesquisadores distintos.

As Sessões Coordenadas compõem-se de três ou quatro comunicações, relacionadas aos eixos temáticos. Devem ser organizadas e propostas pelos grupos de pesquisadores cuja participação é de inteira responsabilidade dos proponentes. Estes deverão convidar os demais participantes, provenientes de pelo menos uma ou duas instituições diferentes e enviar todos os trabalhos em conjuntos.

 Ateliê Espaço de discussão e reflexão entre pesquisadores, permitindo aos participantes estabelecer um diálogo efetivo sobre os resultados das pesquisas na área da educação e/ou afins, desenvolvidas ou em processo de produção, tendo como elemento de conexão os eixos temáticos propostos.

 A participação é de inteira responsabilidade dos proponentes das comunicações e devem ser aprovadas pelo Comitê Científico do Evento.

 



NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS

 

Simpósios, Sessões Coordenadas e Ateliês

 

a)    Serão considerados para os Ateliês, para as Sessões Coordenadas e para os Simpósios textos abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.  Somente serão aceitos trabalhos concluídos ou em andamento de professores pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de iniciação científica (coautoria com o/a orientador/a).

 

b)    Os Simpósios serão de responsabilidade de Instituições e Associações afins. Cada Simpósio terá um Coordenador responsável pela análise e seleção das 15 comunicações.  Todos os participantes deverão fazer suas inscrições e submeter seus textos no processo de inscrição, informando o titulo do Simpósio o qual estará submetido. Os textos serão encaminhados pela coordenação do evento à apreciação do Coordenador, no momento da inscrição, bem como todos os participantes deverão pagar a taxa de inscrição exigida pelo evento. Para cadastro do Simpósio, o coordenador deverá encaminhar um resumo do mesmo, contento título do simpósio e nome dos coordenadores para o email: coloquioafirsebrasil@afirse.com.br.

 

c)    Para Sessão Coordenada serão aceitos, exclusivamente, trabalhos concluídos ou em andamento de professores pesquisadores e estudantes de pós-graduação. A proposição de Sessão Coordenada somente poderá ser feita pelo coordenador da Sessão e deverá ser composta por três ou quatro conferencistas, incluído o coordenador. Todos deverão fazer suas inscrições e submeter seus textos à apreciação do comitê científico, no momento da inscrição. Para cadastro das sessões coordenadas, o coordenador deverá encaminhar um resumo da mesma, contento título da sessão e nome do coordenador e demais membros da mesa para o email: coloquioafirsebrasil@afirse.com.br.

 

A proposição da Sessão Coordenada deverá conter as informações a seguir:

 

·         Título da Sessão:

·         Proponente: nome completo, instituição, e-mail;

·         Coordenador (a) nome completo;

·         Expositores (as): nome completo, instituição, e-mail;

·         Síntese: incluindo problemática, questionamentos, objetivo, referencial teórico, aporte metodológico e referência empírica.

 

 Observação: A síntese deverá conter, no máximo, 20 linhas e vir acompanhada dos textos dos expositores.

 

d) O texto para Simpósios, Sessão Coordenada e Ateliê deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências bibliográficas, estruturado em torno de 12 (doze) a 15 (quinze) páginas, excetuando-se as referências. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:

 ATENÇÃO: No caso de trabalhos produzidos em co-autoria, apenas um dos autores deverá enviar os arquivos obrigatórios. Entretanto, os autores deverão preencher todos os dados solicitados no formulário de inscrição.

·         O  resumo do Simpósio, da Sessão Coordenada e do Ateliê deve conter no máximo 1.200 caracteres, incluindo os espaços, com espaçamento de entrelinhas simples. Conter no final, de três a cinco palavras-chave.

·         As citações devem seguir as normas da ABNT em vigor.

·         As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas.

 

e) A digitação e a formatação do texto (do Simpósio, da Sessão Coordenada e do Ateliê) obedecem aos seguintes critérios:

·         Formato de arquivo: word

·         Fonte: Times New Roman, tamanho 12

·         Papel tamanho A4

·         Margem superior e inferior com 2,5 cm

·         Margem esquerda e direita com 3 cm

·         Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

·         Alinhamento: Justificado;

·         Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita)

·         Nome do arquivo com o texto a ser anexado na submissão deve conter o título do trabalho;

·         Título em maiúsculo e negrito, com alinhamento centralizado;

·         Nome do autor, alinhado à direita, seguido do nome da instituição de origem e do endereço eletrônico.

 

Observação:

 

·         O resumo e o texto devem ser enviados em arquivos separados DURANTE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO PELO SITE.

·         Os trabalhos que não atenderem às normas de formatação e da ABNT serão automaticamente eliminados.

·         Cada participante pode inscrever até DOIS trabalhos como AUTOR. Ao aluno de Pós-Graduação será permitido colocar o nome do orientador no seu trabalho.

 

f) O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores. A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor (es);

 

g) Exigir-se-á a presença de pelo menos um dos autores do trabalho para a sua apresentação.

 

h) Cada trabalho poderá ter além do autor mais três coautores.

 

i) A taxa de inscrição será cobrada individualmente por autor e coautor(es), e não por trabalho. Devendo o depósito ser efetivado por transferência bancária ou nominal ou depósito em conta, na seguinte conta do Banco do Brasil:

 

BANCO DO BRASIL

- Agência: 1668-3

- Conta-corrente: 6893-4

 

Os comprovantes devem ser enviados DURANTE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO PELO SITE.

 

·         trabalhos sem comprovação de pagamento de cada autor não serão aceitos.

 

j) Os textos dos Simpósios, das Sessões Coordenadas e dos Ateliês só serão avaliados após a confirmação do pagamento da inscrição do autor e de todos os coautores, sem exceção.

 

OBS: Os resumos dos artigos devem ser produzidos em Português e em Francês.

 

l) Les textes (Tabble Ronde, Symposium, Session Coordonnée, Atelier)     doivent être basées sur des travaux de recherche et respecter les axes thématique  du Colloque. Le texte complet des communications en archive word, new time romain 12, espace 1.5, ne doivent pas dépasser (espaces compris), 12 - 15 pages.

 

Résumés  



INSCRIÇÕES

Período da inscrição COM TRABALHOS: 15/08/2015 a 15/10/2015

Período da Inscrição SEM trabalhos: até completarem as 600 vagas.

 

Valor da inscrição

 

Aluno de pós-graduação: R$ 200,00

Professor da Educação Básica: R$ 200,00

Professor Universitário e Pesquisador: R$ 300,00

Iniciação Científica - 100,00

Observações:

* Cada participante pode inscrever até DOIS trabalhos como AUTOR

 Autores e coautores deverão fazer suas inscrições e submeterem os textos à apreciação do comitê científico, no momento da inscrição, enviando-os pelo próprio site.

* Os comprovantes devem ser enviados durante o processo de inscrição pelo site

* O depósito deve ser efetivado por transferência bancária ou nominal ou por depósito direto no caixa.

* Os trabalhos sem comprovação de pagamento de cada autor e coautor não serão aceitos.

* O depósito do valor da inscrição (para sócios e não sócios) deverá ser efetuado na conta corrente abaixo:

 

BANCO DO BRASIL

Agência: 1668-3

Conta corrente: 6893-4

 

 Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo email: coloquioafirsebrasil@afirse.com.br



COMITÊ CIENTÍFICO NACIONAL E INTERNACIONAL

Ana Teresa Silva Souza –  anatecass@yahoo.com.br

Antônia Edna Brito –   antonedna@hotmail.com

Arminda Rachel Botelho Mourão - arachel@uol.com.br

Maria Almerinda de Souza Matos - profalmerinda@hotmail.com

Valéria Augusto Weigel - valeriaweigel@ufam.edu.br

Michele de Freitas Bissolli - mibissoli@yahoo.com.br

Selma Baçal de Oliveira - selmabacal@ufam.edu.br

João Luiz da Costa Barros - jlbarros@ufam.edu.br

Rosa Mendonça de Brito - rosa.m.brito@uol.com.br

Luis Carlos Cerquinho de Brito - luizcerquinho@gmail.com

Maria das Graças Sá Peixoto Pinheiro - gpinheiro@ufam.edu.br

Elizandra Garcia da Silva - elizandragarcia@hotmail.com

Evandro Luis Ghedin - evandroghedin@gmail.com

Fabiane Maia Garcia - fgarciaead@hotmail.com

Rosejane da Mota Farias - roselibras@yahoo.com.br

Nádia Falcão - falcão.nadia@gmail.com

Lúcio Fernandes Ferreira - lucciofer@gamil.com

Hellen Cristina Picanço Simas - india.parintins@gamil.com

Heloisa da Silva Borges - helo-borges@hotmail.com

João Otacílio Libardone dos Santos - jlibardoni@yahoo.com.br

Pérsida Miki - persidamiki@gmail.com

Silvia Cristina Conde Nogueira - silviaconde@uol.com.br

Iolete Ribeiro da Silva - ioletesilva@hotmail.com

Zeina Rebouças Thomé - zeinathome@gmail.com

Marilene Correa da Silva

Carlos Gomes da Victoria - victoriaclaudio@hotmail.com

Wania Fernandes - waniafernandes@ufam.edu.br

Wagner Paiva -wpa68@hotmail.com

Arnon A. M. de Andrade – arnonandrade@uol.com.br

Bárbara Maria Macedo Mendes – barbarammendes@hotmail.com