banner

X COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE



X Colóquio Nacional da AFIRSE – Secção Brasileira

Tema: PESQUISA E FORMAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

BAIXE AQUI A FICHA DE INSCRIÇÃO EDITÁVEL!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA COLÓQUIO

TEMPLATE PARA APRESENTAÇÃO - SLIDES (BAIXE AQUI!)

APRESENTAÇÃO DO COLÓQUIO

O X Colóquio Nacional da AFIRSE ocorrerá no Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, Lorena, São Paulo, nos dias 05 a 08/09 deste ano de 2019. Esta Instituição faz parte de um grupo de escolas salesianas das Filhas de Maria Auxiliadora, atuando com o objetivo de se fazer presente perante a juventude do Vale do Paraíba e cuja missão é o incentivo à solidariedade educativa, ao ecumênico, baseada em três princípios fundamentais: razão, religião e afetividade.

O X Colóquio Nacional da AFIRSE – Secção brasileira, na sua décima edição, evidencia sua solidificação como ambiente propício à discussão e à socialização da produção científica na área de educação, no entorno das regiões norte, nordeste e sudeste, ampliando o debate para outras regiões do país. O X Colóquio está subordinado a Temática Geral: PESQUISA E FORMAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Esta discussão se justifica, em primeiro lugar, por dar continuidade aos propósitos da AFIRSE, de incentivar a divulgação e socialização das investigações em educação, tornando-se fórum acadêmico-científico que se propõe a discutir e a analisar as experiências docentes em relação à produção científica acerca de múltiplas temáticas relativas à educação.

Trata-se, pois, de um evento que congrega pesquisadores, professores da educação básica, professores da educação superior e alunos da graduação e da pós-graduação com o intuito de ampliar o debate acadêmico-científico no âmbito das questões relacionadas a pesquisa e formação, promovendo parcerias e intercâmbios entre instituições e pesquisadores inter-regionais e internacionais no campo da Educação, que cooperam com a produção e divulgação de conhecimentos científicos referentes a esta temática geral nos seguintes eixos discursivos: prática e formação profissional, educação básica, educação superior, Política, gestão e currículo, Tecnologias da informação e da comunicação e cultura e diversidades.

Neste sentido, a UNIFATEA e a AFIRSE, mediante estes propósitos, propõem o X Colóquio Nacional da AFIRSE – Secção brasileira, evento que congrega na sua constituição: conferência, mesas redondas, ateliês, sessões coordenadas e simpósios, ao tempo em que convidam a comunidade acadêmica e não acadêmica, comprometida com a produção e circulação do conhecimento, a participar do referido evento que se realizará de 05 a 08 de setembro de 2019, em Lorena/São Paulo, na UNIFATEA.

Este Colóquio tem, portanto, o objetivo de oferecer aos pesquisadores e aos profissionais da educação a possibilidade de divulgar e socializar pesquisas voltadas para objetos construídos no âmbito da temática geral e de refletir e discutir criticamente a relação entre pesquisa e formação na produção do conhecimento cientifico.

Para atingir esse propósito é necessário repensar a função da pesquisa na realidade atual caracterizada por componentes socioculturais diversificados, complexos e heterogêneos, mergulhados numa dialética de paradoxos próprios das sociedades marcadas pelos antagonismos sociais. O que não é indiferente ao jogo das interações que afetam a pesquisa e as condições de produção do saber científico.

A esse respeito, o Colóquio pretende produzir condições de socialização e divulgação de investigação na área de educação e áreas afins, que se proponham a responder questões tais como: quais as possibilidades de diálogo entre pesquisa e formação? Que desafios enfrentamos no estabelecimento destes diálogos? Quais os fundamentos teórico-metodológicos que orientam a relação pesquisa e formação? Que objetivos e fins os pesquisadores pretendem alcançar ao relacionar pesquisa e formação? Que diálogos poderão ser mantidos pelos diferentes grupos de pesquisa, para demonstrar avanços na relação pesquisa e formação no processo de produção do conhecimento científico?

A análise das questões formuladas é urgente e necessária para promover a interconexão de conhecimentos e práticas, de produções cientificas e de experiências teórico-metodológicas na busca compartilhada de saberes científicos que relacionem pesquisa e formação na perspectiva de assegurar diálogos possíveis entre os pesquisadores das diferentes regiões brasileiras. 

HISTÓRICO DOS COLÓQUIOS DA AFIRSE: 

PARCEIROS 

A Associação Francofone de Pesquisa Cientifica em Educação, AFIRSE -  Seção Brasileira organiza, pois, em 2019, o X Colóquio Nacional subordinado ao tema: PESQUISA E FORMAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS em parceria com as seguintes instituições: UNIFATEA, a Universidade Federal do Piauí – UFPI/Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, a  Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Centro de Ciências da  Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e a Universidade Estadual do Piauí.

 OS COLÓQUIOS DA AFIRSE

A AFIRSE iniciou suas atividades em 14 de novembro de 1996, por ocasião do VII Colóquio da AFIRSE da Secção Portuguesa, em Lisboa, contando com a iniciativa de um grupo de pesquisadores do Rio Grande do Norte. No dia 16 de maio de 1997, a proposta de criação da AFIRSE- Secção Brasileira, foi apreciada pela Assembleia Geral, contando com a aprovação dos presentes por unanimidade.

No ano de 2001, precisamente em setembro, na cidade de Natal-RN, a Secção Brasileira realizou o X Colóquio Internacional da AFIRSE e 1º Colóquio da Secção Brasileira, colocando o Brasil no circuito internacional das realizações científicas da AFIRSE. O evento trabalhou as temáticas educacionais relacionadas ao sistema de ensino e as múltiplas abordagens e desdobramentos da Heterogeneidade, Cultura e Educação, que expressavam as relações com a diversidade cultural, as políticas de educação, as práticas de formação, as práticas pedagógicas e a escola inclusiva.

A Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação – Seção Brasileira, em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidades Federais da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Piauí e do Amazonas realizou em 2003, em Brasília, o II Colóquio da AFIRSE- Secção Brasileira, conjuntamente com a 1ª Jornada Latino-Americana. O III Colóquio Nacional da AFIRSE ocorreu em Manaus, no ano de 2005. O IV Colóquio Nacional foi sediado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, em 2007. O XI Congresso Internacional e o V Colóquio Nacional da AFIRSE realizou-se na Universidade Federal da Paraíba, na cidade de João Pessoa, em 2009. No ano de 2011, em Teresina, ocorreu o VI Colóquio Nacional da AFIRSE sediado pela Universidade Federal do Piauí. Em 2013, ocorreu em Mossoró, o VII Colóquio da AFIRSE e o VIII foi realizado em 2015, na cidade de Natal, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O IX Colóquio foi realizado na cidade de Manaus pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e o Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas.

E-MAIL PARA CONTATO

secretaria@afirse.com.br

 

CLIQUE AQUI E BAIXE AS NORMAS CIENTÍFICAS E FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO!