banner

Artigo Trabalho e Sociedade na Amazônia

PRADILE - Práticas discursivas, linguagens e ensino

Lideres: Drª Marlucia Barros Lopes Cabral e Dr. Silvano Pereira de Araujo

O Grupo de Pesquisa "Práticas discursivas, linguagens e ensino" objetiva desenvolver estudos sobre a diversidade das práticas discursivas e suas linguagens nas diversas esferas de comunicação. As pesquisas focalizam a complexa migração desses fenômenos para a escola, de maneira que alguns dos projetos do grupo objetivam estudar as implicações/aplicações dos fenômenos de linguagem ao ensino de língua materna, de literatura e de língua estrangeira. Os projetos desta Base de Pesquisa se articulam quanto aos aspectos teóricos, pois partem de uma base epistemológica comum na qual a língua é um lugar para onde convergem e divergem as interações sociais, forjando práticas discursivas variadas que vão de situações corriqueiras a práticas institucionais. Assim, os discursos ali engendrados organizam práticas linguajeiras que se materializam em uma linguagem estética, no caso do discurso literário e/ou outras linguagens, como a pedagógica, a digital, o que fortalece a crença do grupo segundo a qual a língua é heterogênea. Quanto aos aspectos metodológicos, a opção é pela pesquisa qualitativa, já que todos os autores desejam construir compreensões acerca dos fenômenos de linguagens por eles estudados.

O PRADILE tem três linhas de pesquisa:

1- Ensino-aprendizagem de Línguas

Objetivo da linha:

Desenvolver estudos focalizando a linguagem e sua relação com o ensino e a aprendizagem de línguas, com destaque para as abordagens teórico-epistemológicas e didático-metodológicas que tematizem a multimodalidade das línguas em sua contextualização nas diferentes esferas da interação humana.

Pesquisadores:

João Bosco Figueiredo Gomes

Leodecio Martins Varela

Marlucia Barros Lopes Cabral

Nádia Maria S Costa de Melo

Silvano Pereira de Araújo

Wellington Vieira Mendes

2- Literatura, Ensino e Memória Cultura

Objetivo da linha:

Desenvolver estudos que envolvam a análise e a interpretação do texto literário, a partir de pressupostos teórico-metodológicos que busquem compreender as relações entre literatura e sociedade, literatura e memória cultural, literatura e ensino.

Pesquisadores:

Cássia de Fátima Matos dos Santos

Lilian de Oliveira Rodrigues

Maria da Conceição Silva Dantas Monteiro

Cássia de Fátima Matos dos Santos

Lilian de Oliveira Rodrigues

3- Práticas discursivas, Letramento & Ensino

Objetivo da linha:

Investigar práticas discursivas, sob uma proposta transdisciplinar, focalizando a linguagem e sua interface com questões identitárias, educacionais e sociais.

Pesquisadores:

Francisca Maria de Souza Ramos-Lopes

Ivandilson Costa

João Batista da Costa Júnior

Risoleide Rosa Freire de Oliveira