banner

Notícias

Capes concede cotas adicionais de bolsas às Instituições da Região Norte

Nesta quinta-feira, 24, na programação do Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop), em Manaus (AM), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a concessão de 554 cotas adicionais de bolsas a todas as instituições de ensino superior da região Norte com programas recomendados pela Capes.

A concessão atendeu a uma demanda feita pelo Fórum de Reitores da Região Norte em reunião realizada em agosto desse ano, que resultou na Carta de Rio Branco. O documento aborda a consolidação dos programas de pós-graduação como fator de desenvolvimento da região amazônica. A Carta de Rio Branco sugere uma revisão da matriz orçamentária da Capes de forma a promover incentivos aos programas de pós-graduação, como por exemplo o financiamento de doutorados interinstitucionais (DINTERs), considerando o grande número de professores mestres atuando nas instituições federais de ensino superior. Em atendimento a essa proposta, além da concessão anunciada no ENPROP, a CAPES apoiou os Projetos DINTER aprovados no ultimo edital.

As bolsas de mestrado e doutorado estarão disponíveis para o cadastramento no Sistema de Acompanhamento de Concessão (SAC) no próximo mês de dezembro.

Com essa concessão, a proporção de bolsas em relação ao alunado na região Norte foi elevada ao patamar nacional.

Fonte: (CCS/Capes)