@extends('pages.head.topo') @section('content')
Lideres: Drª Marlucia Barros Lopes Cabral e Dr. Silvano Pereira de Araujo
O Grupo de Pesquisa "Práticas discursivas, linguagens e ensino" objetiva desenvolver estudos sobre a diversidade das práticas discursivas e suas linguagens nas diversas esferas de comunicação. As pesquisas focalizam a complexa migração desses fenômenos para a escola, de maneira que alguns dos projetos do grupo objetivam estudar as implicações/aplicações dos fenômenos de linguagem ao ensino de língua materna, de literatura e de língua estrangeira. Os projetos desta Base de Pesquisa se articulam quanto aos aspectos teóricos, pois partem de uma base epistemológica comum na qual a língua é um lugar para onde convergem e divergem as interações sociais, forjando práticas discursivas variadas que vão de situações corriqueiras a práticas institucionais. Assim, os discursos ali engendrados organizam práticas linguajeiras que se materializam em uma linguagem estética, no caso do discurso literário e/ou outras linguagens, como a pedagógica, a digital, o que fortalece a crença do grupo segundo a qual a língua é heterogênea. Quanto aos aspectos metodológicos, a opção é pela pesquisa qualitativa, já que todos os autores desejam construir compreensões acerca dos fenômenos de linguagens por eles estudados.
O PRADILE tem três linhas de pesquisa:
1- Ensino-aprendizagem de Línguas
Objetivo da linha:
Desenvolver estudos focalizando a linguagem e sua relação com o ensino e a aprendizagem de línguas, com destaque para as abordagens teórico-epistemológicas e didático-metodológicas que tematizem a multimodalidade das línguas em sua contextualização nas diferentes esferas da interação humana.
João Bosco Figueiredo Gomes
Leodecio Martins Varela
Marlucia Barros Lopes Cabral
Nádia Maria S Costa de Melo
Silvano Pereira de Araújo
Wellington Vieira Mendes
Desenvolver estudos que envolvam a análise e a interpretação do texto literário, a partir de pressupostos teórico-metodológicos que busquem compreender as relações entre literatura e sociedade, literatura e memória cultural, literatura e ensino.
Cássia de Fátima Matos dos Santos
Lilian de Oliveira Rodrigues
Maria da Conceição Silva Dantas Monteiro
Cássia de Fátima Matos dos Santos
Lilian de Oliveira Rodrigues
Investigar práticas discursivas, sob uma proposta transdisciplinar, focalizando a linguagem e sua interface com questões identitárias, educacionais e sociais.
Francisca Maria de Souza Ramos-Lopes
Ivandilson Costa
João Batista da Costa Júnior
Risoleide Rosa Freire de Oliveira